O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade - TDAH, tem como principais características a desatenção, hiperatividade e impulsividade. Existem 3 variações de TDAH, os que são predominantemente 1 desatentos, 2 hiperativo/impulsivos e 3 combinados.
Embora o TDAH seja considerado um transtorno de crianças e sempre comece durante a infância, 50% dos casos se entendem para a vida adulta. Mesmo que o diagnóstico às vezes só possa ser reconhecido na adolescência ou na idade adulta, algumas manifestações deveriam ter ocorrido antes dos 12 anos de idade.
Em adultos, os sintomas incluem: dificuldade de concentração, dificuldade de concluir tarefas (comprometimento da função executiva) e oscilações de humor, impaciência e dificuldade de manter relacionamentos. Tendo em vista esses sinais e sintomas, em adultos geralmente tendem a ter maior risco de desemprego, menor realização educacional e maiores taxas de uso abusivo de substâncias, deficiências acadêmicas, baixa autoestima e dificuldades para assimilar um comportamento social adequado. Acidentes e violações de trânsito são mais comuns.
Existe uma dificuldade em diagnosticar um adulto com TDAH, neste período da vida os sinais e sintomas se assemelham com o transtorno de ansiedade.
Diante disso, é importante ter um histórico de comportamentos:
Baixa tolerância para frustrações;
Discordâncias;
Temperamento teimoso e/ou indeciso;
Agressividade;
Distúrbios do sono;
Ansiedade;
Depressão.
Tratamento de TDAH: O tratamento em psicoterapia para adultos, é importante para construir técnicas de controle comportamental, com um ambiente mais organizado e estruturação da rotina, além de elaboração dos sentimentos envolvidos na relação com o TDAH.